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Realização de Exames e Avaliações

Avaliação Neuropsicomotora

Nos primeiros anos de vida da criança que ocorrem importantes avanços nas aquisições motoras, cognitivas, de linguagem e social. As aquisições neuropsicomotoras nesta fase ajudam na compreensão do desenvolvimento, uma vez que esse período é marcado como a fase crítica. O desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) é definido como um processo de mudanças no comportamento de um indivíduo e que está interligado com a idade. Com esta avaliação, pretende-se apresentar informações que possibilitam o entendimento do padrão de desenvolvimento atual da criança. Esse processo é muito importante para o ser humano, pois quando o recém-nascido (RN) nasce o seu sistema nervoso central (SNC) ainda não está completamente desenvolvido e em consequência disso ele é totalmente dependente das pessoas que fazem parte de seu convívio. Contudo, é a partir da sua estimulação, tanto sensorial quanto motora, o seu desenvolvimento ocorrerá e se manterá em constante evolução, auxiliando também no seu processo de aprendizagem acadêmica.

Avaliação Neurocognitiva

A Avaliação Neurocognitiva serve como base para: diagnóstico de déficits cognitivos, predição de como as dificuldades existentes podem afetar o cotidiano dos pacientes e a elaboração de um plano de reabilitação cognitiva. A Neuropsicologia visa estudar a repercussão das diversas lesões ou disfunções cerebrais sobre o comportamento e a cognição. Avalia as funções mentais inteligência, atenção, memória, cálculo, capacidade de aprendizagem, linguagem, etc.

Sua aplicabilidade engloba tanto a avaliação de adultos quanto de crianças. É um exame que pode esclarecer a compreensão de casos de dificuldade de aprendizagem, uma vez que aponta que áreas da cognição estariam comprometidas, justificando o baixo desempenho acadêmico.

Pode ser solicitado por qualquer profissional de saúde e utiliza testes padronizados.

Avaliação para Síndrome de Irlen

A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A Síndrome tem caráter familiar, com um ou ambos os pais também portadores em graus e intensidades variáveis. Suas manifestações são mais evidentes nos períodos de maior demanda de atenção visual, como nas atividades acadêmicas e profissionais que envolvem leitura por tempo prolongado, seja com material impresso ou computador.

A caracterização desta síndrome foi feita pela psicóloga Helen Irlen, com um estudo prospectivo envolvendo centenas de adultos considerados analfabetos funcionais pela leitura deficiente e baixa escolaridade. O estudo, aprovado e financiado pelo Governo Federal Americano, foi apresentado perante a Associação Americana de Psicologia em Agosto de 1983

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Audiometria

A audiometria é um exame que avalia a audição e deve ser realizado pelo profissional especializado: fonoaudiólogo. O paciente, no interior de uma cabine, é testado para sua audição. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que revela as capacidades auditivas do paciente.

Os principais tipos de audiometria são:

  • Audiometria tonal, que é considerado um teste subjetivo para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva
  • Audiometria vocal, que pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana.

Avalição do Processamento Auditivo Central

A habilidade do sistema nervoso para traduzir as informações enviadas pela audição é chamada de processamento auditivo central. De uma maneira geral, está diretamente relacionada com a localização dos sons, a possibilidade de prestar atenção em um som e ignorar outros, memorizar sons. Algumas das funções específicas do processamento auditivo são: localização e lateralizacão dos sons, discriminação auditiva, reconhecimento do padrão auditivo, aspectos temporais da audição.

Para pessoas com transtorno de processamento auditivo central, realizar algumas tarefas simples pode ser praticamente impossível. As dificuldades de concentração provocadas pelo problema podem ser facilmente confundidas com transtornos de atenção, falta de interesse, por isso, é preciso prestar atenção aos sinais do transtorno. Conheça alguns dos sinais:

  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldade de memorização e desatenção
  • Cansaço rápido e agitação ao assistir aulas
  • Dificuldade para ouvir e prestar atenção em lugares barulhentos
  • Necessidade constante de pedir para repetir
  • Parecer não ouvir/entender bem
  • Demora para escutar e/ou compreender o que foi dito
  • Dificuldade em conversas com muitas pessoas ao mesmo tempo
  • Dificuldade para localizar de onde o som está vindo
  • Dificuldade para realizar uma sequência de tarefas que lhe foi solicitada
  • Dificuldade para entender conceitos abstratos
Faça uma consulta com o fonoaudiólogo para obter esclarecimentos sobre o procedimento.

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